Carboidratos na Dieta

Carboidratos: ajudam ou atrapalham a dieta?

Existem hoje uma infinidade de dietas que indicam a redução ou até mesmo o corte total de carboidratos. Mas o que há de verdade nisso?

Em primeiro lugar, nutrição não é uma ciência exata. Portanto, é difícil se falar o que é certo ou que é errado, isso acaba nos deixando confusos.

E ficar confusa resulta muitas vezes em não tomar nenhuma iniciativa. Você fica tão perdida no meio de tanta informação que acaba não fazendo nada!

Os carboidratos são nutrientes, principal fonte de energia do organismo e são constituídos por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio.

carboidrato

Eles  também podem ser chamados de glicídios ou açúcares com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.), dentre tantos outros.

De acordo com a sua estrutura, os carboidratos são divididos em grupos e é isso que determina a velocidade de absorção e qualidade de uso que terão.

Mulher Vencedora

Grupos de Carboidratos

Entenda um pouco mais sobre os grupos:

  • Carboidratos simples: são formados por estruturas pequenas (glicose, frutose, sacarose) e são encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas: açúcar, mel, balas, arroz, batata inglesa, macarrão refinados etc. Por terem uma estrutura pequena, são rapidamente digeridos e absorvidos, o que pode levar a uma grande alteração dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Podem ser imediatamente utilizados para produção de energia ou estocados (principalmente no fígado e nos músculos).
  • Carboidratos complexos: são formados pela união de várias estruturas de carboidratos, geralmente associados a fibras; por isso têm digestão mais lenta. São encontrados nos grãos integrais. A absorção gradual desses carboidratos é capaz de não causar grandes alterações na glicemia e garantir energia ao organismo por um maior período. Após absorvidos, assim como os carboidratos simples, podem ser imediatamente utilizados ou estocados.

10 Sucos Exterminadores de Gordura

Insira o seu nome e email para baixar grátis.

Depois dessas informações, o que podemos concluir é que os carboidratos devem ser escolhidos muito mais por sua qualidade do que por sua quantidade.

Dê preferência aos grãos e massas integrais. A digestão dos carboidratos complexos e das fibras será mais lenta, isso ajuda a controlar a glicemia e dar a sensação de saciedade mais rapidamente, ou seja, a gente come menos!

Outros alimentos que também devem ser escolhidos pelos carboidratos são as frutas e hortaliças que, apesar de terem em sua composição alguns carboidratos simples, pela presença de fibras também apresentam digestão mais lenta e menor índice glicêmico.

Alimentos ricos em açúcares devem ser evitados. Por isso, não faça dos doces um consumo diário.

A partir de agora, qual será sua escolha?

quizz-plano-detoxVeja também:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *